
A Campanha “RN mais Limpo”, uma das maiores iniciativas ambientais de economia circular de eletrônicos do país, dará início a uma nova fase, com itinerância por oito municípios do interior do Rio Grande do Norte. O objetivo é levar conscientização para a população de todo o estado, incluindo as regiões menores.
“Para que tenhamos um grande resultado todas as pessoas precisam ser envolvidas. A conscientização, e ainda, a facilitação do descarte são os melhores caminhos para promover um ambiente mais saudável, além é claro, de fazer todo esse material circular e gerar renda”, explica Lívia Santarelli, Gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain, responsável pelo ecossistema de reciclagem de resíduos eletrônicos.
A campanha é uma realização da Natal Reciclagem, IDEMA, CAERN e a Circular Brain, e acontece de setembro a novembro de 2025, com passagem por Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Carnaubais, Baraúna, Bom Jesus, Mossoró, Assú, Natal e Nísia Floresta.
“Estamos guardando recursos naturais dentro das nossas casas que poderiam ser reaproveitados. Uma pequena ação como essa de descarte correto, pode diminuir os prejuízos ambientais para a nossa sociedade. Agora é hora de tirar tudo o que está parado e descartar”.
Durante a ação haverá distribuição de brindes como forma de incentivo.
“Muitos municípios não sabiam o que fazer com esses resíduos, ficamos felizes em levar para o RN soluções para que mais pessoas possam descartar de forma correta” diz Jurandir Nunes, responsável pelo processamento do Natal Reciclagem.
Durante o mutirão serão aceitos eletroeletrônicos como celulares, notebooks, cabos e tomadas, carregadores, mouses, secadores de cabelo, entre outros. Não serão aceitos devido periculosidade: pilhas, baterias, toners e Lâmpadas e TV de tubo. Aparelhos grandes como geladeiras, fogões elétricos e até lavadoras também poderão ser descartados. A ação terá um ponto de coleta em cada município durante o período, além de caminhões percorrendo as regiões.
Segundo dados da ONU, no Rio Grande do Norte são produzidas 39 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, equivalente a 11,4 kgs por pessoa, e apenas 3% de todo resíduo gerado no Brasil é reciclado.
A campanha está sendo patrocinada pelo SIstema de Logística Reversa da Circulare, que oferece mais de 17 mil pontos de coleta espalhados por todo o país, além de retiradas domiciliares para eletrônicos acima de 30 quilos como geladeiras e máquinas de lavar ou secar, para encontrar o ponto mais próximo ou agendar uma coleta, acesse o site www.circulare.com.br
Confira a agenda completa da itinerância no Rio Grande do Norte, com datas e localidades:
- Monte das Gameleiras – De 1º a 30 de setembro
- Nova Cruz – De 1º a 15 de setembro
- Carnaubais – De 1º de setembro a 30 de outubro
- Baraúna – De 15 de setembro a 20 de outubro
- Bom Jesus – 22 de outubro a 22 de novembro
- Mossoró – De 1º de setembro a 15 de outubro
- Assú – De 15 de outubro a 30 de novembro
- Nísia Floresta – De 03 a 07 de novembro
Os pontos de coleta ficarão localizados nas prefeituras das cidades, nas escolas municipais e nas secretarias de meio ambiente.
Crédito das Fotos: Natal Reciclagem e Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa/ESG PRESS