Distrito Irrigado Baixo Açu (DIBA) movimenta cerca de R$ 300 milhões por ano

Criado em 1990 com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da agricultura no semiárido potiguar, o Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA), localizado entre os municípios de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra, transformou a antiga agricultura de sequeiro em uma moderna agricultura irrigada, baseada em novas práticas e tecnologias.

Após mais de três décadas de sua implantação, o DIBA movimenta, segundo estimativas da Associação, cerca de R$ 300 milhões por ano em produtos agrícolas. Com uma área total de 6 mil hectares de potencial, o distrito mantém 2.700 hectares em produção, o que representa menos da metade de sua capacidade instalada. O subaproveitamento da área se deve principalmente à necessidade de conclusão de obras de infraestrutura e captação de novos investidores. Ainda assim, o DIBA é um incontestável exemplo de sucesso.

De acordo com o engenheiro agrônomo Michel Cosme, presidente da Associação dos Irrigantes do DIBA (ADIBA), o distrito tem um papel crucial no desenvolvimento local. Ele destaca também que a agricultura irrigada no Brasil vive um momento de consolidação e crescimento.

O nosso potencial é um microcosmo do que a agricultura irrigada pode fazer pelo país. Em 2025, o Smart Farming, ou agricultura inteligente, se firma como ferramenta estratégica para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e promover segurança alimentar. Embora a área irrigada represente hoje cerca de 8,2 milhões de hectares, o país dispõe de um potencial de uso sustentável estimado entre 29 e 55 milhões de hectares”, afirmou Cosme.

O painel de dados, uma ferramenta de consulta para áreas irrigadas por estado, é um dos recursos que demonstra o avanço do setor.

Na manhã desta quarta-feira, a equipe do BomNegócioRural.com.br, em parceria com a Rádio 89 FM, visitou o lote de Michel Cosme no DIBA. Durante a visita, o empresário destacou a importância do distrito para o desenvolvimento agrícola da região e o potencial de ampliação da produção irrigada no Vale do Açu.